Quando é que surgem os primeiros conhecimentos matemáticos de uma criança? Quando lhe ensinam a contar, entre dois e três anos de idade? A pesquisadora Karen Wynn descobriu que, na verdade, eles surgem bem antes disso. Bebês de poucos meses já sabem efetuar somas simples, como 1+1 e 1+2. É claro que eles não entenderiam se lhes perguntássemos quanto dá um mais um e, muito menos saberiam responder que é dois. O que Wynn comprovou é que bebês bem novinhos sabem diferenciar entre um, dois e três objetos, e, além disso, sabem, por exemplo, que se você juntar um objeto com um outro terminará com dois objetos, não com um, nem com três. Isso significa que nos familiarizamos com quantidades e com a adição antes mesmo de conhecer os números. É, parece que você já sabia algo de matemática muito antes de dar-se conta!



INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

COMO ISSO FOI DESCOBERTO?

Em 1992, a pesquisadora Karen Wynn, do Laboratório de Congnição Infantil da Universidade de Yale realizou um experimento surpreendente com bebês de quatro e cinco meses de idade. Este trabalho foi publicado na revista Nature. A animação a seguir mostra a experiência conduzida por Wynn.

Quando os bebês se deparavam com a situação correspondente à adição equivocada 1 + 1 = 1, eles passavam, em média, um segundo a mais observando o palco. Para verificar se esta diferença não se devia a alguma preferência dos bebês pela quantidade 1 em relação à quantidade 2, foi feito um experimento similar em que os bebês eram expostos a situações que correspondiam à subtração 2 − 1. Nesse caso, quando era apresentada a falsa subtração 2 − 1 = 2, os bebês chegavam a ficar três segundos a mais observando o palco, em comparação com as situações em que se apresentava a subtração correta. O experimento foi repetido ao redor do mundo por diversos cientistas, que encontraram sempre resultados similares.

Mas o que isso significa, exatamente? Significa que bebês muito novos já sabem diferenciar uma unidade de duas unidades, isto é, já têm alguma noção de quantidades. Além disso, possuem também alguma noção intuitiva de soma e subtração.

Outra surpresa importante foi revelada por este experimento. Segundo Piaget, para crianças nesta faixa etária, tudo o que sai de seu campo visual deixa de existir. Wynn demonstrou que isso não é verdade, mesmo quando o boneco estava atrás do anteparo, a criança seguia esperando poder vê-lo quando o anteparo fosse removido.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Dehaene, S. The Number Sense: How the Mind Creates Mathematics. Oxford University Press, 1999.

Devlin, K. O Instinto Matemático. Editora Record, 2009.

Wynn, K. Addition and Subtraction by Human Infants. Nature, vol. 358, pp. 749-750, 1992.




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Responsável: Anne Michelle Dysman Gomes.
Idealização: Anne Michelle Dysman Gomes e Humberto José Bortolossi.
Roteiro: Anne Michelle Dysman Gomes.
Informações complementares: Anne Michelle Dysman Gomes.
Locução: Patrícia Maia.
Técnico de som: Eric Maia.
Revisão: Patrícia Maia.
Página WEB: Anne Michelle Dysman Gomes e Humberto José Bortolossi.

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