Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados c
om Matemática e Estatística. Com oobjetivo de potencializar o escopo didático para além da simples exibição, um grupo de professores,
alunos de graduação e pós-graduação tem catalogado os vídeos disponíveis e elaborado material de apoio no formato de roteiros
pelo projeto Cineclube de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.
Cada roteiro inclui, entre várias informações, indicações de objetivos de aprendizagem que, em nossa opinião,
podem ser alcançados por intermédio do vídeo e, também, uma proposta de questões que podem ser trabalhadas imediatamente após a exibição de cada vídeo.
Mais do que um texto definitivo, espera-se que os roteiros sirvam como ponto de partida para que o professor faça adaptações e modificações de acordo
com as necessidades e características de sua turma. Nosso trabalho apresenta também alguns recortes teóricos que procuram fornecer perspectivas diferentes
sobre o papel da narrativa (storytelling) na sociedade humana. O objetivo é tentar enquadrar os motivos pelos quais um vídeo
(uma forma poderosa de narrativa que une imagem e som) se constitui em um instrumento didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática e da Estatística.
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